quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SERVIÇO SOCIAL


Histórico do Curso

O curso de Serviço Social foi reconhecido como de nível superior através do Decreto nº 40.066 de 04 de outubro de 1956. A Escola de Serviço Social, agregou-se à Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1958 e federalizou-se através do Decreto Lei nº 997 de 21 de outubro de 1969.
Primeira Unidade de nível superior no Estado, a antiga Escola de Serviço Social foi transformada em Departamento de Serviço Social e Curso de Serviço Social em conseqüência da implantação da Reforma Universitária, conforme Resolução 02/74 CONSUNI de 04 de fevereiro de 1974.

O Departamento de Serviço Social Hoje

O Departamento de Serviço Social (DESSO), oferece curso de bacharelado. Conta com um Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (NEPESS) - em fase de estruturação - tendo como principais linhas de pesquisa:
Serviço Social e Teoria Social
Serviço Social e Políticas Sociais;
Serviço Social, Movimentos Sociais, Cultura e Identidade Social.
Em nível de pós-graduação, o DESSO promove Curso de Especialização em Serviço Social, com Área de Concentração em Política Social e, Cursos de Extensão em: Planejamento Social, Pesquisa Social, Processo de Trabalho em Saúde e Educação Política.

Bolsas de Estudo

O DESSO dispõe de bolsas de monitoria, extensão e apoio técnico.

Corpo Docente

O departamento de Serviço Social é composto atualmente por 19 professores entre doutorandos, mestrandos, mestres e especialistas. O plano de capacitação docente prevê a liberação de professores para doutoramento e mestrado.

Infra-Estrutura

O DESSO conta com 2 técnicos especializados e 5 funcionários. Possui um Setor de Informática, Setor de Pós-Graduação e Setor de Estudos e Pesquisas.

Publicações

O DESSO publica periodicamente o Caderno de Serviço Social.

Perfil do Curso

O curso de Serviço Social oferece anualmente 72 vagas, sendo 36 por semestre. A duração médica é de 5 anos e máxima de 7 anos.
O curso oferece 40 disciplinas, num total de 174 créditos e 3.030 horas/aulas. Para conclusão do bacharelado, o aluno deverá cumprir estágio supervisionado em instituições públicas ou privadas e apresentar monografia.

Mercado de Trabalho

A profissão de Assistente Social é disciplinada pela Lei 8662 de 07/06/93. A atuação do Assistente Social é mediatizada pela prestação de Serviços Sociais em Instituições Públicas e Privadas, Entidades e Organizações Populares que implementam políticas setoriais e assistenciais tais como: Educação, Saúde, Trabalho, Seguridade, Habitação, Assistência ao Idoso, Assistência à Criança e ao Adolescente.
Atua ainda na administração dos Serviços Sociais, elaboração de projetos, diagnósticos e pesquisas na área de Serviço Social, Planejamento Social, orientações individuais e trabalhos comunitários.

Competências do Assistente Social - Conforme a Lei de Regulamentação da Profissão (Art.4º da Lei 8862 de 07.06.93)

I - Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;
II - Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;
III - Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e população;
IV - Vetado
V - Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
VI - Planejar, organizar e administrar benefícios sociais;
VII - Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;
VIII - Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;
IX - Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividades;
X - Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;
XI - Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.


Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento de Serviço Social

Campus Universitário - Lagoa Nova - CEP 59072-970 - Natal/RN

Fone: 215-3476

Nenhum comentário:

Postar um comentário