terça-feira, 26 de janeiro de 2010


CFESS - Conselho Federal de Serviço Social

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


Assistente social foi torturada dentro de casa, pelo companheiro

Veja o CFESS Manifesta: Pelo fim da violência contra a mulher



Ela pediu pra não ser identificada. No dia 26 de junho, seu companheiro, Adalberto França Araújo Filho, fez cortes de faca no seu rosto, jogou leite fervendo pelo seu corpo, quebrou-lhe os punhos e disparou tiros em suas pernas.



Não querer revelar o nome tem suas razões conhecidas. O medo e o constrangimento costumam atingir as mulheres vítimas de violência. Adalberto desconfiava que ela o traía. A tortura tinha o propósito de provocar uma confissão. A assistente social foi socorrida e não corre risco de morrer. O agressor fugiu, mas acabou preso no dia 29 de junho.



O CRESS-BA emitiu nota pública sobre o caso e comunicou o CFESS. Neste dia 2 de julho, Dia da Independência da Bahia, uma manifestação organizada pelo CRESS deve reunir dezenas de assistentes sociais nas ruas de Salvador.



Conselheiras do CFESS estão revoltadas com a violência. Uma edição extraordinária do CFESS Manifesta torna pública essa indignação, e fala em defesa da mulher e das profissionais deste Conselho.



Veja o CFESS Manifesta



Lei Maria da Penha

A delegada responsável pelo caso, Jamila Cidade, afirmou que o agressor "responderá por tentativa de homicídio, mas com as implicações da Lei Maria da Penha", segundo reportagem publicada no Correio 24 horas.



Mas nas próximas semanas o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar pedidos de inconstitucionalidade da Lei Maria da Penha, e também de exigência de representação judicial da vítima, o que dificultaria a denúncia e desvirtuaria a própria Lei.



Para impedir qualquer retrocesso nessa conquista em defesa da mulher e apoiar a implementação integral da Lei Maria da Penha, foi organizado pela Articulação de Mulheres um abaixo assinado on line. São reunidas assinaturas em todo o país. Depois o documento será apresentado ao STF e outros órgãos.



Veja o CFESS Manifesta

Assine aqui a petição em favor da Lei Maria da Penha

Leia reportagem sobre o caso



Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta - 2008-2011
Comissão de Comunicação
Bruno Costa e Silva - Assessor de Comunicação/CFESS
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário